Receita líquida X Despesas fixas

Multimercados
12 de junho de 2017

Oi, tudo bem?

Eu já me apresentei no nosso bate papo anterior, mas se por acaso você chegou agora, eu sou a Daniella Rolim, planejadora financeira. Espero que você tenha conseguido se conhecer melhor desde que nos conhecemos melhor… (certo, essa piada não foi uma das minhas melhores.)

Mas, voltando ao assunto, no nosso último encontro, aquele que foi o nosso primeiro, a gente tinha combinado que você iria descobrir quanto você custa, lembra?

Bom, se você ainda não fez essa descoberta, tenho certeza que é por não ter tentado, pois está super fácil. Acredite, eu comecei assim, e olha que não me orgulho nadinha do meu passado financeiro. Eu preciso falar com você sobre o que é ganho líquido, pois em breve vamos falar sobre cartão de crédito e entrar no maravilhoso mundo das compras, roupas, bolsas, marcas, eletrônicos. E não adianta você me julgar falando que gastar é coisa de menina, que eu consigo te provar que não, viu?

Vou contar um segredo que comecei a amar, são os programas fidelidade de cadastro via internet, eu consigo programar um mês inteirinho de saídas no final de semana…. Mas esse assunto não vamos tratar gora.

Hoje nosso bate papo será breve, quero te ajudar a descobrir suas fontes de receita. Não estou falando do seu médico, pelo menos não agora, fontes de receita, são as atividades que você exerce que podem te gerar dinheiro. Não estou ganhando dinheiro para falar de marcas, então não vou falar nomes aqui, não posso gastar a minha oportunidade de gerar receita, não é mesmo?

Algumas pessoas possuem emprego com carteira assinada, são funcionários públicos ou recebem dinheiro proveniente de aluguel ou até mesmo mesada, exatamente, mesada. Eu espero que você que é menor de 18 anos e está aqui me acompanhando lembre de mim quando receber o seu primeiro salário, vai ser muito mais fácil se você já souber o que fazer quando recebe-lo. Mas eu tenho muitos amigos que trabalham em um modelo que não possuem renda fixa e recorrente, ou que além da renda fixa, são representantes de alguma marca de venda direta, variando muito o seu recebimento mensal. Por essa razão, vamos ter que ir com calma, precisamos falar de um de cada vez… Eu sei, você está super ansiosa ou ansioso para saber como planejar a sua situação, acho bem justo na verdade, mas vamos combinar que ansiedade e organização, não combinam.

Agora que você já mapeou, anotou, enfim, descobriu suas fontes de receita, lembre-se que, toda renda gera imposto, claro, a partir de um determinado valor. Eu te falei que a gente precisa trabalhar sempre com a sua receita líquida, não, você não vai beber o seu dinheiro, receita líquida nada mais é que descontar todos os impostos, ou seja, você não recebe o salário que o seu patrão fala que vai te pagar, pelo menos não agora, pelo amor de Deus, seu FGTS a gente só vai pensar nele em um planejamento de médio e longo prazo, ok? Sem te desanimar, médio prazo é de 5 a 10 anos e longo prazo o que exceder 10 anos.

Agora que você já sabe o que é sua receita líquida, vamos descobrir qual seu custo fixo?

Uauuuu, agora peguei pesado né? Você não faz a menor ideia, sabe o que vai ser pior? Quando vice terminar de somar seu custo fixo, ele pode ser maior que sua receita líquida (ai ai ai, temos um probleminha aqui), você pode ter uma sobra e não fazer a menor ideia de para onde está indo essa sobra (vixi, super comum) ou você já começou a investir essa sobra e vamos falar sobre isso também, mas outra dia, ta bom?

Vou deixar uma tarefa bem simples para você, anote tudo que você gasta, tudo, todos os dias, por 30 dias. Mas é tudo mesmo, até aquela gorjeta que você paga para quem olhou eu carro, anote tudo, mas separado por categoria, por exemplo, almoço, jantar, conta de luz, conta de água, se você tiver filhos, crie uma categoria com o nome do seu filho, se tiver cachorro, uma categoria com o nome do seu cachorro, por ai vai.

A gente vai descobrir onde você gasta mais e vamos adequar a sua situação, tudo bem?

Você promete que me conta se suas despesas fixas são maiores ou menores que sua receita liquida?

Vou aguardar seu e-mail, ta?

daniella.rolim@zeusinvestimentos.com.br

Super beijo e até semana que vem

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, em que posso ajudar?
Powered by